No dia 25 de Setembro, o Ekonomichna Pravda organizou um fórum intitulado “Exportações Ucranianas: Uma Janela Abri-se?”, reunindo representantes de empresas exportadoras da maioria dos sectores da economia, bem como organizações internacionais e ONG, para falar sobre o estado actual do comércio externo. e os problemas enfrentados.
O fórum contou com a presença de Taras Kachka, Vice-Ministro da Economia e Representante do Comércio da Ucrânia; Serhii Nikolaichuk, Vice-Chefe do Banco Nacional da Ucrânia; Francis Malige, Diretor Geral, Instituições Financeiras do BERD; gerentes seniores dos principais exportadores ucranianos Interpipe, Nibulon e Kernel; e representantes de PME e associações industriais.
No total, mais de 260 pessoas, incluindo representantes de 17 embaixadas estrangeiras, estiveram presentes no fórum.
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Mykola Maksymchuk, editor-chefe interino do Ekonomichna Pravda, abriu o evento
Vice-Chefe do Banco Nacional Serhii Nikolaichuk revelou durante uma conversa com Mykola Maksymchuk, editor-chefe interino do Ekonomichna Pravda, que a abertura do corredor marítimo, bem como a melhoria da eficiência dos exportadores ucranianos na recuperação de moeda estrangeira, ajudou a aumentar o fluxo de moeda para a Ucrânia.
“Se compararmos os primeiros oito meses deste ano com o mesmo período do ano passado, as receitas de exportação que a Ucrânia recebeu aumentaram 15%, para 32 mil milhões de dólares”, observou.
Serhii Nikolaichuk, Vice-Chefe do Banco Nacional da Ucrânia, e Mykola Maksymchuk, editor-chefe interino do Ekonomichna Pravda
Questionado sobre as indústrias que têm boas perspectivas para o futuro e que ajudarão a impulsionar os volumes de comércio exterior, o vice-ministro da Economia Taras Kachka disse que os fabricantes ucranianos deveriam confiar numa estratégia de preços competitiva, concentrando-se em garantir que os produtos ucranianos sejam mais baratos do que os oferecidos por outros países.
“Podemos ver que as oportunidades de acesso aos mercados estrangeiros são muito melhores para os produtos industriais do que para os produtos agrícolas, mas é o sector agrário que está a desenvolver-se activamente na Ucrânia”, observou Kachka.
Uma conversa entre o vice-ministro da Economia, Taras Kachka, e o vice-chefe do Banco Nacional, Serhii Nikolaichuk
O primeiro painel de discussão, “Pesos Pesados das Exportações Ucranianas”, contou com representantes dos maiores exportadores das indústrias agrícola e metalúrgica.
Denis MorozovPrimeiro Vice-Chefe da Interpipe, revelou que um grande problema para a indústria metalúrgica atualmente é o aumento dos custos de produção devido ao aumento do custo da eletricidade, dado que a produção neste setor é bastante intensiva em energia. A contratação e retenção de pessoal nas regiões da linha da frente também é um desafio.
Volodymyr Slavinskyi, Diretor Comercial da Nibulon, concordou que os custos de produção estão a aumentar, mas o principal desafio para o setor agrícola é uma colheita reduzida para exportação devido a uma seca em 2024, o que, combinado com preços estáveis no mercado global, diminuirá os ganhos potenciais da Ucrânia de exportações agrícolas. Contudo, a logística neste sector está agora mais barata do que nunca durante o período da guerra em grande escala.
Participantes do painel de discussão “Pesos Pesados das Exportações Ucranianas”
Oleksandr KalenkovPresidente da Ukrmetalurgprom, uma associação de empresas siderúrgicas e mineiras ucranianas, destacou o papel da cidade de Pokrovsk no Oblast de Donetsk, que possui a única mina em território controlado pela Ucrânia que produz carvão de coque para a indústria metalúrgica da Ucrânia. “Nos últimos dois anos, fundimos entre 6 e 6,5 milhões de toneladas de aço [annually]e este ano poderemos atingir 7,5 milhões de toneladas. Se perdermos Pokrovsk, serão 2-3 milhões de toneladas”, disse Kalenkov.
Foi também mencionado um potencial aumento de impostos que está agora a ser discutido no Verkhovna Rada (o Parlamento ucraniano). Hennadii ChyzhykovPresidente da Câmara de Comércio e Indústria, manifestou preocupação com o facto de aqueles que sempre pagaram impostos pagarem ainda mais, enquanto aqueles que não o fizeram provavelmente não começarão.
Hennadii Chyzhykov, presidente do Câmara de Comércio e Indústria, e Sevğil Musaieva, editor-chefe do Ukrainska Pravda
Os exportadores ocidentais têm levantado frequentemente a questão do financiamento para projectos de exportação, por isso Hlib Vyshlinskyi, Director Executivo do Centro de Estratégia Económica, procurou respostas para esta questão na sua conversa com Francisco MaligeDiretor Geral, Instituições Financeiras do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (BERD), e Oleh SavinChefe do Departamento de Negócios Corporativos SOE do Ukreximbank.
A conversa entre Hlib Vyshlinskyi Diretor Executivo do Centro de Estratégia Econômica Francisco MaligeDiretor Geral, Instituições Financeiras do BERD, e Oleh SavinChefe do Departamento de Negócios Corporativos SOE do Ukreximbank
“Expansão ou aquisição?” Essa foi a questão abordada por algumas empresas que fornecem logística para ajudar a encontrar clientes no exterior para produtos ucranianos. O popular serviço de correio ucraniano Nova Poshta continua a se desenvolver e tem planos de abrir escritórios na Áustria e na Holanda, disse Pavlo DanimanDiretor de Marketing da Nova Poshta. Ele lembrou que de todos os países onde a empresa abriu escritórios, a Alemanha foi o mais burocrático.
Participantes do evento “Expansão ou Aquisição?” painel de discussão
Mykola MiroshnychenkoDiretor de Logística da Kernel Holding SA, maior produtor de óleo de girassol da Ucrânia, revelou que além dos vagões e caminhões próprios, a empresa também passou a utilizar navios.
“Nossa frota de navios-tanque e navios de carga seca movimenta 10% do nosso volume de transporte. Agora temos uma compreensão clara dos problemas que um frotista enfrenta e como funciona esse negócio. se vamos expandir ou não é uma questão de tempo. Não há problemas de infraestrutura no momento, mas foi um ano difícil para os agricultores devido à má colheita, e esperamos que a logística tenha algo com que trabalhar. O mercado pertence ao agricultor, o proprietário das mercadorias”, explicou Miroshnychenko.
Participantes do fórum “Exportação Ucraniana: Uma janela está se abrindo?”
O painel final reuniu vários representantes de pequenas e médias empresas: Anna BelievantsevaCOO do fabricante de membros biônicos Esper Bionics, Artem Viunnykcofundador da Athlon Avia, que produz o sistema aéreo não tripulado Furia, Oleksandr Karasiovcofundador da M-TAC, que fabrica roupas militares táticas, e Elvira Hasanovafundador da marca de roupas de luxo GASANOVA.
Também no painel estava Denys Garasiutamembro do conselho da Agência de Crédito à Exportação da Ucrânia, que descreveu as oportunidades para as PME assegurarem os seus investimentos através da ECA e de outros produtos oferecidos pela instituição.
Participantes no painel de discussão “PMEs para Exportação”
Os membros do painel discutiram diferentes estratégias para entrar em mercados estrangeiros, os seus planos de expansão e os problemas que enfrentam.
Participantes do fórum “Exportação Ucraniana: Uma janela está se abrindo?”
Anna Believantseva descreveu como a sua empresa se promoveu no mercado dos EUA, destacando a importância dos empresários promoverem os seus produtos pessoalmente. A empresa se prepara para entrar no mercado alemão, podendo então expandir-se para o Brasil, Indonésia e Índia, por isso está desenvolvendo modificações nos produtos e se preparando para aumentar a produção.
O fabricante de roupas táticas M-TAC também está expandindo a produção. No início de 2024, a sua fábrica em Kiev foi atingida por um míssil russo que destruiu armazéns cheios de matérias-primas. A empresa interrompeu a produção e as exportações e transferiu sua capacidade de produção em outro local para outras marcas, incluindo a Riot Division. Ao fazer isso, o M-TAC conseguiu reter 70% do seu pessoal. Depois de vários meses de trabalho sem lucro, a empresa conseguiu retomar a produção e até comprou um terreno para construir uma fábrica.
Oleksandr Karasiov, cofundador da marca de roupas militares M-TAC, e Artem Viunnyk, cofundador da Athlon Avia, que fabrica o sistema aéreo não tripulado Furia
Elvira Hasanova contou a história de como Gigi Hadid, a modelo mais bem paga do mundo, descobriu sua marca. Hasanova mandou mensagens para o estilista de Hadid todas as manhãs durante um ano, enviando fotos de looks, mas as mensagens não foram lidas – até que finalmente foram lidas após um desfile de moda.
A persistência de Hasanova valeu a pena. Quando Hadid usava roupas de sua marca, isso era coberto por todos os meios de comunicação especializados. Promoção pessoal, presença em lojas multimarcas, abertura de franquia – tudo isso está ajudando a marca ucraniana de roupas de luxo a encontrar clientes no exterior.
Participantes do fórum “Exportação Ucraniana: Uma janela está se abrindo?”
Artem Viunnyk, cofundador da fabricante de drones Athlon Avia, também destacou a importância de comparecer pessoalmente em diversas plataformas no exterior. Desde 2022, os produtos de sua empresa não podem ser vendidos no exterior, mas a empresa ainda participa de feiras em busca de potenciais compradores.
Viunnyk acredita que os potenciais exportadores devem começar por obter autorização para exportar amostras, pois neste momento as empresas ucranianas não sabem se existe procura para os seus produtos no mercado externo. Esta fase inicial ajudará a Ucrânia a minimizar os riscos, a avaliar o nível de interesse nos seus produtos no estrangeiro e, em seguida, a decidir os próximos passos em conformidade.
Participantes do fórum “Exportação Ucraniana: Uma janela está se abrindo?”
Os sócios gerais do fórum foram Banco Ukrexim e Intertubo. O evento também contou com o apoio Núcleocompanhia petrolífera ucraniana Ukrafta, a Câmara de Comércio e Indústria da Ucrâniao Ingo companhia de seguros, marca de bebidas alcoólicas de alta qualidade Nepobornacompanhia de água Morshinska, e o parque Centro de Exposições e Convenções.
Tradução: Polina Kyryllova
Edição: Teresa Pearce
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